quarta-feira, 28 de março de 2012

Síntese comentada do capítulo 3 do livro: Manual de Conforto Térmico





1-     Noções de Clima:
             Adequar a arquitetura ao clima de um determinado local significa construir espaços que possibilitem ao homem condições de conforto como o espaço ao ar livre em climas amenos. Equilibrando assim as variáveis climáticas.
            Evitando esta situação abaixo:

*Radiação Solar:
A maior influência da radiação solar é na distribuição da temperatura do globo. As quantidades de radiação variam em função da época do ano e da latitude. Com isso podemos entender que os projetos das edificações precisam ter todo um cuidado para que possam oferecer aos usuários o maior conforto possível, esfriando ou aquecendo naturalmente o ambiente para que haja um equilíbrio térmico.
          Para fixar melhor o entendimento, observe o esquema de movimentação aparente do sol em relação à terra abaixo:


*Brisas Terra Mar
                As brisas terra mar podem ser explicadas a partir do calor específico entre ambos.
 Dia: a terra aquece-se mais rapidamente que água, e o ar ao ascender da região mais fria para a mais quente, forçará uma circulação da brisa marítima no sentido mar terra.


Noite: esse sentido inverterá, pois a água, por demorar mais a esfriar do que a terra encontra-se momentaneamente mais quente, gerando uma brisa terra mar.





2-     Adequação da arquitetura aos climas
 *Clima urbano
              As modificações climáticas podem ser tais, que as áreas urbanas notadamente maiores, resultem em verdadeiras ilhas de calor. Tais ilhas são geradas a partir das modificações impostas à drenagem do solo causada por seus revestimentos de concreto e asfalto aliado é claro ao fato de que as cidades também são produtoras de calor.
*Clima quente-úmido
Com relação ao clima quente-úmido, deve-se colocar aberturas suficientemente grandes para que haja ventilação durante o dia, do mesmo modo deve-se proteger as aberturas da radiação solar, porém sem fazer destas obstáculos aos ventos.
           Nesse clima as construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno durante o dia, isto serve para a cobertura, que também deve ter uma inércia média a leve, porém com elementos isolantes nos vedos.
           No que se refere ao quesito urbano, devemos prever construções alongadas no sentido perpendicular ao vento dominante, para que a ventilação atinja todos os edifícios.



2 comentários:

  1. Bom trabalho, Pri! Você foi sucinta, clara e extraiu questões importantes do capítulo. Muito bem!

    ResponderExcluir