segunda-feira, 5 de março de 2012

Por que usar a energia eólica?


A energia contida nos ventos é tão poderosa que pode devastar completamente edificações. Então por que ao invés de lutarmos contra ela, não a colocamos a nosso favor? Em terrenos adequados, as turbinas eólicas são uma das opções mais econômicas de energia renovável.
         O desafio que os projetistas que adotam esse sistema encontram, é a variabilidade dos ventos. Porém o arquiteto italiano David Fisher encontrou a solução prática para esse problema na arquitetura dinâmica, ele conseguiu desenvolver um projeto onde cada andar do prédio gira 360° de forma independente, conseguindo assim aproveitar melhor as quatro estações do ano e seus ventos, além de que é o primeiro projetado para gerar a sua própria electricidade, devido as 79 turbinas eólicas introduzidas entre cada andar que produzem energia suficiente para abastecer à ele mesmo e à suas mediações.
         Particularmente, as duas características que considero mais interessantes são: o formato que o prédio adquire ao longo do tempo, pois nunca possui uma forma fixa, e a posição que são colocadas as hélices, que ficam horizontais, aproveitando o vento ao máximo.
         Abaixo o vídeo de como ele ficará.


2 comentários:

  1. Conheço o fabricante. Se desejar saber o funcionamento eu posso recomendar. Qual foi a sua fonte? Conheço o produto que é feito aqui na Bahia, no Polo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um Polo que produz essas peças? Em todos os lugares que li informava que esses modulados eram fabricados na Itália. Gostaria muito que você recomendace sim Dem. Gostaria de saber mais sobre o assunto.

      Excluir