quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Importância da arquitetura sutentável


O primeiro tema que vou abordar é a importância da arquitetura sustentável. Começarei com uma pergunta importante: Por que se incomodar em fazer edificações inseridas nesse contexto ecológico?  A resposta é simples, por que a alternativa a elas não é aceitável, e as “casas modernas” estão literalmente destruindo o planeta. Não importa que o número de pessoas esteja aumentando rapidamente ou que estejamos desenvolvendo tecnologias sofisticadas para explorar as reservas naturais da terra. O que deveria ficar bem claro é o fato de que os edifícios são os poluentes mais nocivos, consumindo mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos e emitindo mais da metade de todos os gases que vêm modificando o clima.
A arquitetura bioclimática vê as edificações como parte do grande sistema do planeta e de cada habitat vivo. Isso contrasta com as noções mais comuns de muitos arquitetos, que vêem as edificações como obras de arte, talvez em exibição em algum estabelecimento, ou como “uma imagem preservada” nas fotografias sem pessoas de revistas caras.
Defendo as “ecohouses”, pois estão ligadas estreitamente à sociedade, ao clima, à região e ao próprio planeta sem perder o seu valor estético.

2 comentários:

  1. Na frase onde afirma que os edifícios são os poluentes mais nocivos ou que eles são os maiores responsáveis pelos gases que modificam o planeta creio que haja alguns equívocos ou exageros. É admirável sua paixão ao defender construções sustentáveis, e estou achando ótimo você estar abraçando essa ideia – afinal, está em falta no mercado arquiteto responsável e interessado de verdade em projetar dentro dos conceitos da bioclimatologia e sustentabilidade. Acredito que você e seus colegas serão destaques na arquitetura nas próximas décadas, afinal, é mundo precisa de arquitetos assim. Apenas sugiro que seja cautelosa quanto à corretude do seu discurso. Os argumentos, do tamanho que eles têm mesmo, já são mais que suficientes! :)

    Gostei bastante da sua frase de conclusão. Muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada professora. Fico muito feliz com esse incentivo. Quanto ao meu argumento, creio que não tenha ficado bem claro, quando falei em edificios foi em um contexto maior, incluindo residênciais, industriais e comerciais de paises desenvolvidos. Agradeço o conselho! Vou ter mais cuidado.

      Excluir