quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vento: Um Recurso de Bioclimatologia em Edificações


Um fator muito importante nas edificações sustentáveis é a ventilação, e a climatologia nos ajuda a encontrar maneiras de controlar a movimentação do vento dentro dos prédios.
Antes de qualquer decisão é necessário saber a finalidade da edificação para melhor utilizar a ventilação.  Em algumas situações não é interessante a grande passagem do vento, e sim apenas uma renovação do ar.
O grande truque é criar um gradiente de pressão. Isso pode ser obtido de duas formas: 
1-     Usando as diferenças de pressão em torno da edificação causadas pelo vento.
2-     Usando as variações de pressão que ocorrem dentro da casa. Isso acontece graças ao efeito “chaminé”, onde o ar quente que é menos denso suba e o ar frio desça.
Entretanto é importante lembrar que o vento pode ser um fator de terror ou de prazer, cabe ao arquiteto responsável saber conduzi-lo.  
Outro truque interessante é saber dividir os ventos. Um simples mastro de bandeira a 20m de distância de um prédio, posicionado na direção do vento dominante, pode dividir o vento verticalmente antes que ele chegue à edificação e diminuir consideravelmente seu impacto na estrutura.
Usar ao máximo a ventilação  natural é uma excelente forma de diminuir os impactos negativos que as construções ocasionam, já que diminui muito a utilização de energia.


2 comentários:

  1. Oi, Priscilla! Você se expressa bem na escrita! Isso é muito bom.

    Fiquei curiosa sobre os dois últimos parágrafos. Principalmente o penúltimo, do truque com o mastro da bandeira que divide o vento reduzindo seu impacto na estrutura. Você leu isso em algum lugar? Se sim, onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada professora. Eu leio muito sobre sustentabilidade e pesquiso bastante também, eu vi o truque do mastro em uma revista há alguns meses, porém não recordo qual. Vou tentar encontrar a revista, e levá-la para aula.

      Excluir